A Prefeitura de Laguna Carapã, através do Setor de Tributação, lançou nesta semana a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2017. Juntamente com o lançamento do carnê, também foi instituído o IPTU Premiado 2017, que irá premiar os contribuintes que estiverem em dia com suas obrigações junto à municipalidade.
Como nos anos anteriores, fica instituída a promoção e distribuição de prêmios, através de sorteio, que irão contemplar os moradores. “Esta é uma forma que encontramos para reconhecer os bons contribuintes no cumprimento de seu dever em estar em dia com os impostos municipais”, declarou o prefeito Itamar Bilibio, que acrescentou ainda: “asseguramos que cada centavo do IPTU volte para a população em melhorias, como já estávamos realizando na gestão anterior”, salientou Itamar.
Sobre os pagamentos, o Diretor do Departamento de Tributos, Edson Oliveira, informou que os contribuintes poderão realizá-lo em Cota Única até o dia 10 de abril, com desconto de 10%. Os contribuintes poderão também optar pelo pagamento parcelado, que será dividido em quatro parcelas sem acréscimo de juros, com os vencimentos para 10 de abril, 10 de maio, 12 de junho e 10 de julho.
Os descontos no IPTU só valem para os imóveis não inscritos em dívida ativa e para o pagamento até a data do vencimento. Os contribuintes com débito de qualquer exercício anterior deverão procurar o Departamento de Tributos da Prefeitura, para realizar o parcelamento dos débitos.
Os contribuintes que fizerem o pagamento parcelado ou à vista do seu IPTU estarão concorrendo ao sorteio dos seguintes prêmios: uma TV de 55 polegadas LCD ou LED, um aparelho de ar condicionado de 12 mil BTUS, e uma bicicleta. O sorteio dos prêmios acontecerá no dia 7 de setembro no Paço Municipal.
Os pagamentos podem ser efetuados nas agências bancárias ou casa lotérica da Caixa Econômica Federal. Em caso de atraso ou não quitação do boleto o mesmo perderá a validade, bem como, os descontos, devendo o contribuinte retirar uma nova guia da taxa no setor tributário municipal, acrescidos de multa e juros, conforme determinação estipulada em Decreto. Os contribuintes legalmente isentos da taxa de IPTU não poderão se beneficiar do concurso e nem os que estiverem em débito com o município.
Entrega dos carnês
Os carnês relativos aos imóveis prediais já foram encaminhados para os Correios que se encarregará do envio dos mesmos para o endereço do contribuinte que constar no Cadastro Imobiliário do Município. Quem não receber o carnê no prazo de 15 dias pode retirá-lo no Departamento de Tributos.
Terrenos Vazios
A equipe de tributação pede para que os proprietários de terrenos sem construção (baldios) retirem o carnê no Departamento de Tributos.
Fonte: ASSECOM
Por Simone Burin