Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

PARANHOS| Município comemora 31 anos com entrega de obras e show

17/11/2018

08:00

JE

Município batizado em homenagem ao Barão do Rio Branco foi criado em 17 de novembro de 1987

Vista aérea de Paranhos; município foi instalado há 31 anos e celebra aniversário neste sábado ©DIVULGAÇÃO
O município de Paranhos –a 469 km de Campo Grande– completa neste sábado (17) 31 anos de sua emancipação político-administrativa. Atividades alusivas à data são realizadas desde segunda-feira (12), porém, para o dia, estão previstos anúncios e entrega de obras e realização de show na praça central da cidade.

Na sexta-feira (16) foi realizado show com o cantor internacional Chris Durán, também em comemoração ao Dia do Evangelho. Neste sábado, a alvorada festiva foi prevista para começar às 4h. Às 8h, solenidade na Câmara Municipal marcou o lançamento de obras como a construção de quadra esportiva na aldeia Arroio Corá, de pontes de concreto sobre os córregos Destino e Pirajuí, ações na aldeia Potrero Guaçu (construção de salas na Escola Gil Peres e ampliação do posto de saúde) e licitação da pavimentação da Rua dos Lavradores.

A administração de Dirceu Bettoni (PSDB) também anunciou para este sábado as entregas da ampliação do Centro de Educação Infantil Criança Feliz e das reformas dos postos de saúde José Martins Marinho e Central e da sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Às 21h, está previsto o show da Banda Brasil 2000 na praça central da cidade.

História 

Área predominantemente indígena, a ocupação da região de Paranhos remonta ao início do século XX, quando a Companhia Matte Laranjeira deu início à exploração da erva-mate, viabilizando a chegada de migrantes de diferentes regiões. O povoado foi batizado na década de 1940 de Paranhos em homenagem ao diplomata José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco.

Em 1958 foi criado o distrito de Paranhos, subordinado ao município de Amambai. A emancipação veio em 17 de novembro de 1987, com a instalação do município ocorrendo em 1º de janeiro de 1989. Além da sede, o município conta com o distrito de Sobradinho e diversas aldeias. Atualmente, conta com pouco mais de 14 mil habitantes.

Por: Humberto Marques

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: