Saúde Rural
Curso gratuito do Senar/MS leva orientações sobre saúde do idoso a 33 municípios de MS
Capacitação é aberta para profissionais da saúde, familiares e idosos que querem aprender sobre autocuidado
13/01/2026
09:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Brasil está envelhecendo em ritmo acelerado, e esse movimento é ainda mais evidente no campo. De acordo com o IBGE, 17,4% da população da zona rural brasileira tem 60 anos ou mais, reforçando a necessidade de ações voltadas à saúde, prevenção e qualidade de vida na terceira idade. Diante desse cenário, o Senar Mato Grosso do Sul amplia em 2026 a oferta do curso gratuito Saúde do Idoso, que levará orientações básicas sobre cuidados e autocuidado a 33 municípios de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, estão previstas 42 turmas ao longo do ano, um crescimento de 740% em relação a 2025, quando o curso foi realizado de forma piloto, com apenas cinco turmas. Neste primeiro momento, já é possível buscar informações junto aos Sindicatos Rurais de Bela Vista, Bodoquena, Campo Grande (com realização em Rochedo), Fátima do Sul, Ivinhema, Maracaju, Miranda, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho e Sidrolândia.
O curso tem duração de três dias, com aulas nos períodos matutino e vespertino, e uma metodologia que combina 60% de conteúdo teórico e 40% de atividades práticas. Ao final, os participantes recebem certificado. A proposta não é formar cuidadores profissionais, mas levar conhecimento essencial à população, fortalecendo o autocuidado do idoso e dando mais segurança a familiares, amigos e pessoas que convivem com a rotina de cuidados.
O público-alvo inclui tanto idosos interessados em aprender mais sobre sua própria saúde quanto pessoas que cuidam de idosos no dia a dia. O curso também atende quem busca conhecimento para uso pessoal.
Para quem atua diretamente com a população idosa, o curso tem impacto prático. Gilda Carvalho, Agente Comunitária de Saúde, participou do curso em Sidrolândia e destaca a importância do aprendizado no dia a dia. “Quem trabalha com idoso, muitas vezes sente falta desse conhecimento para auxiliar no cuidado. Esse curso veio para ampliar nossa visão sobre o idoso, a saúde dele e as limitações”.
De acordo com o consultor de odontologia do Senar/MS e responsável pelo programa, Adilton Junior, a capacitação atende a uma demanda cada vez mais urgente. “A busca por capacitação na saúde do idoso deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade estratégica, tanto para profissionais quanto para familiares”, afirma.
Segundo Adilton, o curso apresenta conteúdos essenciais que impactam diretamente a rotina de cuidados. “Muitos buscam esses cursos não para trabalhar na área, mas para cuidar de seus próprios pais ou avós com segurança [...] Ter noções básicas sobre troca de curativos, suporte básico de vida, uso correto de medicações e cuidados simples ajuda a evitar erros comuns e contribui diretamente para a qualidade de vida do idoso”, completa.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no Sindicato Rural de cada município onde o curso será realizado.
Clique e confira a lista de endereços de todos os Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Na abertura dos trabalhos, Carlão cobra avanços em infraestrutura e saúde e defende união entre os poderes
Leia Mais
Sem descartar judicialização, prefeita aposta na manutenção do veto à taxa do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Prefeita avalia redução do IPTU no Centro de Campo Grande e diz que medida está em estudo
Leia Mais
UEMS divulga convocados da 1ª chamada do Vestibular 2026; matrículas vão até 13 de fevereiro
Municípios