Detran / Acidentes
Campo Grande homenageia vítimas do trânsito em ato com lanternas nesta sexta-feira
Evento no Bioparque Pantanal lembra as 55 vidas perdidas em sinistros de trânsito em 2025
13/11/2025
15:00
DA REDAÇÃO
Nesta sexta-feira (14/11), Campo Grande realiza um ato de memória e reflexão pelas pessoas que perderam a vida em sinistros de trânsito ao longo de 2025. A cerimônia, marcada para às 19h, acontece em frente ao Bioparque Pantanal, nos altos da Avenida Afonso Pena, reunindo instituições, autoridades, familiares e a população em geral.
A ação é organizada pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito de Campo Grande) e convida todos os participantes a vestirem roupas brancas e acenderem lanternas representando cada vida interrompida.
Dados do Grupo de Análise de Sinistros de Trânsito do GGIT apontam que, entre janeiro e 4 de novembro de 2025, 55 pessoas morreram em sinistros na capital:
40 motociclistas
12 pedestres
2 condutores de automóvel
1 passageiro
O levantamento mostra ainda que 32 vítimas morreram no local, evidenciando a gravidade dos acidentes registrados na cidade.
O ato integra as mobilizações do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, data instituída pela ONU em 1995 e que, neste ano, será lembrada globalmente em 16 de novembro. O objetivo é prestar homenagem às vítimas, mas também reconhecer o impacto sofrido por familiares, amigos e profissionais que atuam nas respostas emergenciais — como policiais, bombeiros, enfermeiros e médicos.
“Que nós possamos nos cuidar, cuidar da família e dos amigos, para que ninguém passe por isso. É inadmissível que vidas continuem sendo perdidas no trânsito”, declarou a secretária do GGIT, Ivanise Rotta.
O diretor executivo do Detran-MS, João César Matogrosso, reforçou que a data é um convite à responsabilidade coletiva.
“Todos podemos nos acidentar no trânsito, direta ou indiretamente. Precisamos reconhecer os riscos e proteger todas as vidas”, afirmou.
A mobilização pretende chamar atenção da sociedade para a necessidade de atitudes mais responsáveis no trânsito, desde o respeito às leis até comportamentos preventivos que podem evitar acidentes fatais.
Com lanternas acesas e mensagens de conscientização, o ato simboliza a esperança de que histórias encerradas de forma abrupta sirvam de alerta e inspiração para uma cultura de mobilidade mais segura em Campo Grande.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleitor sem memória, inocente ou conivente?
Leia Mais
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre ‘mapa do caminho’ para negociações que podem derrubar tarifaço de 50%
Leia Mais
Ex-prefeito de Nioaque é condenado por nepotismo e terá de devolver salários pagos a cunhada e esposa de ex-chefe de gabinete
Leia Mais
Com receita recorde, JBS cresce em todas as unidades e reforça estratégia global no 3º trimestre de 2025
Municípios