Campo Grande (MS), Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025

Cultura

Professor Lúcio Flávio Sunakozawa, “Embaixador da Paz”, toma posse na Academia de Letras do Brasil em MS

Cerimônia marcou também os 15 anos da ALB/MS e a posse da nova diretoria da instituição em Campo Grande

23/09/2025

21:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O professor doutor Lúcio Flávio Sunakozawa, reconhecido internacionalmente no mundo jurídico como “Embaixador da Paz”, é um dos novos imortais da Academia de Letras do Brasil (ALB), seccional de Mato Grosso do Sul. Ele tomou posse no dia 28 de agosto, em Campo Grande, ocupando a Cadeira nº 11, que homenageia o poeta Manoel de Barros.

A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu membros da Academia, familiares e amigos dos novos acadêmicos. O evento também celebrou os 15 anos da ALB/MS e a posse da nova diretoria da instituição.

Declaração de compromisso

Em seu discurso, Lúcio Flávio destacou a responsabilidade de assumir uma cadeira que homenageia um dos maiores ícones da literatura brasileira:

“Muito honrado e grato pelo convite e posse como Confrade na Cadeira nº 11 – Manoel de Barros. Sei que carregarei doravante a missão e responsabilidade desse grande homenageado, que representa o Pantanal e a nossa gente sul-mato-grossense”, afirmou.

Reconhecimento e agradecimentos

O novo acadêmico agradeceu à então presidente da ALB/MS, professora Nena Sarti, à escritora Odila Lange, de Dourados, e aos confrades que apoiaram sua indicação.

Trajetória

Além da atuação como professor universitário e jurista, Lúcio Flávio tem se destacado por sua projeção internacional, recebendo o título de “Embaixador da Paz” em reconhecimento a sua contribuição no campo do Direito e na promoção de valores humanistas.

A Academia

A Academia de Letras do Brasil é uma entidade que reúne escritores, pesquisadores e intelectuais em diversas áreas do conhecimento. A seccional de Mato Grosso do Sul, fundada em 2009, vem ampliando sua atuação cultural e literária no Estado. A Cadeira nº 11, agora ocupada por Lúcio Flávio, é dedicada à memória do poeta Manoel de Barros (1916–2014), considerado um dos maiores nomes da poesia contemporânea brasileira.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: