Interior / Dourados
Campeonato de Bandas e Fanfarras retorna a Dourados após 25 anos com participação de 33 grupos
Prefeito Marçal Filho celebra retomada do evento que reúne 1.800 músicos de 29 municípios e fortalece a cultura em Mato Grosso do Sul
30/08/2025
16:30
DA REDAÇÃO
Prefeito Marçal Filho acompanha Campeonato de bandas e fanfarras em Dourados e destaca retomada do ato após mais de 25 anos – Fotos: A. Frota
Dourados voltou a ser palco da música e do talento jovem neste sábado (30/8) com a retomada do Campeonato de Bandas e Fanfarras, realizado no Centro de Convenções Antônio Tonani após mais de 25 anos. O evento contou com a participação de 33 grupos de 29 municípios sul-mato-grossenses e atraiu centenas de pessoas até as 23h.
Durante a abertura, o prefeito Marçal Filho (PSDB) destacou a emoção de resgatar o campeonato em um dos primeiros meses de sua gestão:
“Há mais de 25 anos, Dourados não sediava um campeonato como este. Conseguir retomar esse evento me deixa muito feliz. Tenho certeza de que todos aqui estão sendo bem recepcionados, porque o douradense é caloroso e carinhoso”, disse.
O campeonato reuniu aproximadamente 1.800 integrantes, mobilizando ônibus e logística especial organizada pela Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, com apoio da Prefeitura de Dourados. Além de apresentações musicais com repertórios que foram de Bon Jovi e Coldplay a Raça Negra e Almir Sater, o evento reforçou a importância da disciplina, do trabalho em equipe e da formação artística de jovens músicos.
A fanfarra de percussão da Escola Municipal Neil Fioravanti (CAIC) fez uma apresentação especial, mas não concorreu às premiações.
Diversas autoridades marcaram presença. O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) ressaltou o impacto do evento para o Estado:
“Vemos uma grande transformação em Mato Grosso do Sul no esporte, cultura e lazer. Dourados volta a brilhar e ressurgir para a cultura em poucos meses da atual gestão.”
A secretária municipal de Cultura, Gisela Melo, também elogiou a retomada:
“O prefeito Marçal Filho e toda a equipe abraçaram a ideia. Nosso próximo passo será estruturar uma banda local forte para competir.”
Já o presidente da Federação, Fábio Costa, lembrou que o retorno em Dourados era um desejo antigo do setor cultural:
“É muito satisfatório estar nessa grande festa aqui, depois de tantos anos.”
Entre os municípios representados, estiveram Campo Grande, Três Lagoas, Bonito, Aquidauana, Naviraí, Sidrolândia, Rio Brilhante, Nova Andradina, Bataguassu, Sonora, entre outros.
Mais do que um campeonato, o evento marca a reafirmação de Dourados como protagonista cultural em Mato Grosso do Sul. Para Marçal Filho, o próximo desafio é ter a cidade competindo ativamente:
“No próximo campeonato, Dourados não fará apenas uma apresentação especial, mas vai disputar de igual para igual.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Meu Detran MS: novo aplicativo traz serviços digitais rápidos e acessíveis para condutores e proprietários de veículos
Leia Mais
Bolsonaro não deve comparecer à abertura do julgamento da trama golpista, dizem interlocutores
Leia Mais
Projeto de Neno Razuk cria garantias para crianças com deficiência e neurodivergência nas escolas de MS
Leia Mais
PGR defende manutenção da prisão de Braga Netto no STF
Municípios