Interior / Cassilândia
Cassilândia celebra 71 anos com final do rodeio e show pirotécnico
Município do leste de MS comemora aniversário com a 53ª Festa do Peão de Boiadeiro e programação especial
03/08/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A 419 km de Campo Grande, o município de Cassilândia comemora neste domingo (3) 71 anos de emancipação político-administrativa com uma programação festiva que inclui show pirotécnico e a final do rodeio da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, que chega à sua 53ª edição.
O encerramento da festa, que mobilizou moradores e turistas durante o fim de semana, será marcado pela disputa final do rodeio profissional e por uma queima de fogos que promete iluminar o céu da cidade.
A história de Cassilândia começa na década de 1930, quando a região, então conhecida como Sertão dos Garcias, passou a ser ocupada por fazendeiros vindos de diferentes partes do Brasil.
Em 1943, a ideia de fundar uma vila ganhou força graças a Joaquim Balduíno de Souza, conhecido como Cassinha. Ele doou parte de suas terras para a construção de uma praça e de uma igreja, com o objetivo inicial de criar um povoado que servisse como ponto de apoio a fazendeiros que transitavam pela região.
Pouco tempo depois, a comunidade cresceu e, em homenagem a Cassinha, o povoado recebeu o nome de Cassilândia.
A partir do início da década de 1970, Cassilândia recebeu um grande fluxo migratório de famílias vindas do Rio Grande do Sul, atraídas pela fertilidade das terras. A agricultura, especialmente a produção de soja, passou a se destacar, alcançando uma média anual de 100 mil toneladas.
Com o tempo, o município diversificou sua economia, mantendo a força do agronegócio e investindo no turismo rural e de eventos, com a Festa do Peão como principal vitrine cultural e econômica.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cassilândia tem população estimada em pouco mais de 21,5 mil habitantes. O município é reconhecido pelo forte vínculo com o campo, a preservação de tradições sertanejas e a hospitalidade de seus moradores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Municípios