Campo Grande (MS), Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Política / Assembleia Legislativa

Deputado Pedro Kemp rasga moção de apoio a Trump e acusa Eduardo Bolsonaro de crime de lesa-pátria

Parlamentar sul-mato-grossense reage à tarifa de 50% imposta pelos EUA e denuncia ataque à soberania nacional

10/07/2025

14:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Durante a sessão desta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) protagonizou um ato simbólico de protesto ao rasgar em plenário uma moção de apoio aprovada anteriormente pela Casa à vitória de Donald Trump. O gesto foi acompanhado de duras críticas ao ex-presidente norte-americano e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que, segundo Kemp, deve ser responsabilizado por “crime de lesa-pátria” por articular contra os interesses do Brasil no exterior.

“Trump acha que prejudicando os produtores brasileiros vai intimidar o Supremo. O STF é suficiente para continuar seu julgamento com independência e lisura. O bolsonarismo precisa ser responsabilizado por articular, fora do país, um crime de lesa-pátria”, disse Kemp.

Protesto contra tarifa de 50% imposta por Trump

A reação do deputado petista ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que entrará em vigor a partir de 1º de agosto. A sobretaxa deve afetar diretamente as exportações brasileiras de petróleo, aço, carne bovina, café e suco de laranja, impactando setores estratégicos da economia nacional — especialmente em estados produtores.

Com uma cópia da moção de apoio em mãos, Kemp criticou o apoio institucional dado anteriormente ao republicano pela Assembleia Legislativa:

“Quero aqui rasgar essa moção de apoio ridícula que foi apresentada e aprovada pelos deputados. Não podemos admitir que a soberania nacional seja afrontada por um presidente que se acha o dono do mundo.”

Segundo ele, a decisão de Trump é motivada por pressões ideológicas e geopolíticas diante do crescimento de países como a China e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além de ser uma tentativa de interferência no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Denúncia por crime de lesa-pátria

Kemp também afirmou que Eduardo Bolsonaro deve ser investigado com base na legislação que trata de crimes de lesa-pátria, citando trechos da norma que prevê punições de 20 a 30 anos de prisão para quem:

  • Entrar em entendimento com governos estrangeiros em prejuízo ao país;

  • Viabilizar interferência externa em decisões judiciais;

  • Atuar como intermediador de interesses contrários à soberania nacional.

“A soberania nacional está sob ataque”

Para o parlamentar petista, a tentativa de Trump de impor tarifas comerciais como retaliação à atuação do STF no julgamento de Bolsonaro é uma afronta direta à soberania brasileira:

“A tentativa de invasão dos nossos direitos, em nome da defesa de um criminoso que está sendo julgado pelo STF, é inaceitável. O STF deve seguir seu trabalho com independência, e o Brasil deve reagir com firmeza.”

Kemp finalizou seu discurso afirmando que o momento exige união nacional em defesa do Brasil, acima de divisões políticas e ideológicas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: