Saúde / Cassems
Hospital Cassems realiza primeira cirurgia robótica do aparelho digestivo em MS
Procedimento inédito foi conduzido por equipe especializada com apoio de referência nacional em cirurgia digestiva
26/05/2025
16:15
CASSEMS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Hospital Cassems de Campo Grande deu mais um passo histórico para a medicina sul-mato-grossense ao realizar, nos dias 23 e 24 de maio, as primeiras cirurgias robóticas do aparelho digestivo em Mato Grosso do Sul. A iniciativa marca a expansão do serviço de cirurgia robótica da unidade, implantado em setembro do ano passado, que até então contemplava apenas procedimentos de Urologia.
As intervenções inéditas foram realizadas pelos cirurgiões James Câmara e César Conte, com a participação do renomado médico Carlos Saboya, referência nacional em cirurgia bariátrica e do aparelho digestivo. Foram realizados três procedimentos: uma gastroplastia (cirurgia para obesidade), uma correção de hérnia inguinal e uma cirurgia para refluxo.
“Usar a cirurgia robótica é garantir o que há de mais moderno e seguro ao paciente. É menos dor, menos trauma e uma recuperação muito mais rápida”, explicou o Dr. Carlos Saboya, membro das principais entidades cirúrgicas do país e do exterior.
Saboya, com mais de 3 mil cirurgias realizadas, destacou a estrutura do Hospital Cassems. “Estou absolutamente impressionado com a estrutura e, principalmente, com a qualidade dos profissionais. O hospital está preparado para oferecer o que há de melhor à população de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Além da cirurgia do aparelho digestivo, o hospital já se destaca nacionalmente por ser referência em cirurgia cardíaca pediátrica e transplante de medula óssea. Segundo o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, a instituição tem investido continuamente para manter-se atualizada com as mais modernas tecnologias em saúde.
“Nosso hospital não para de evoluir técnica e tecnologicamente. Hoje, somos referência em diversas áreas, e a robótica veio para ampliar ainda mais nosso alcance e impacto na vida dos nossos beneficiários”, disse Ayache.
Para os cirurgiões James Câmara e César Conte, a cirurgia robótica representa um avanço tanto clínico quanto econômico. “Quanto mais complexa a cirurgia, mais a robótica se mostra vantajosa. Ela traz segurança, precisão e até economia para os planos de saúde”, explicou Conte.
Ele destacou que o programa de cirurgia robótica da Cassems coloca os pacientes do plano em patamar de igualdade com os grandes centros de referência do Brasil e do mundo. “A robótica é o futuro, e aqui esse futuro já chegou”, afirmou.
O diretor administrativo do Hospital Cassems informou que o serviço de cirurgia robótica será ampliado nas próximas etapas para outras especialidades médicas, como Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Torácica e Cirurgia Cardíaca. “Vamos continuar evoluindo para que nossos beneficiários tenham acesso a tratamentos modernos, seguros e com mais qualidade de vida”, garantiu.
Primeiras cirurgias robóticas do aparelho digestivo em MS realizadas na Cassems Campo Grande;
Participação do cirurgião nacionalmente renomado Carlos Saboya;
Procedimentos com menor trauma, menos dor e recuperação mais rápida;
Hospital já realizou 73 cirurgias robóticas desde setembro de 2024;
Programa será expandido para Ginecologia, Cirurgia Torácica e Cardíaca.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes: o que significaria para o Brasil e as relações bilaterais
Leia Mais
Feirão do Turismo 2025: inscrições abertas para evento que impulsiona o turismo nacional
Leia Mais
ABRAPEC promove palestra sobre alimentação saudável para pacientes em tratamento contra o câncer em Campo Grande
Leia Mais
Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar aumento do IOF e acusa governo Lula de prejudicar o agronegócio
Municípios