Política / Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa vota nesta terça-feira redação final de projeto que homenageia Helena Meirelles
Data propõe instituir o Dia Estadual da Mulher Instrumentista em referência ao legado da "dama da viola"
20/05/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
Nesta terça-feira (20), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vota, em redação final, o Projeto de Lei 215/2024, que institui o Dia Estadual da Mulher Instrumentista, a ser celebrado anualmente em 13 de agosto. A data faz referência ao nascimento da violeira e compositora Helena Meirelles, uma das maiores representantes da música regional sul-mato-grossense.
De autoria do deputado Caravina (PSDB), o projeto já foi aprovado por unanimidade em plenário e retorna à pauta após emenda substitutiva apresentada pelo próprio autor. A sessão ordinária tem início às 9h, é aberta ao público e conta com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa.
Helena Meirelles nasceu em 13 de agosto de 1924, em Bataguassu (MS), e faleceu em 28 de setembro de 2005. Reconhecida nacionalmente, foi chamada de “a dama da viola” e homenageada pela revista Guitar Player como uma das melhores guitarristas do mundo.
Também serão analisadas outras matérias de interesse público, em diferentes fases de tramitação:
Projeto de Lei 130/2024 (2ª discussão) – De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), reconhece pessoas com Síndrome de Von Recklinghausen (neurofibromatose) como pessoas com deficiência.
Projeto de Lei 185/2024 (2ª discussão) – Proposto pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), permite a regularização imediata de débitos de licenciamento e IPVA durante abordagens a veículos automotores.
Projeto de Lei 86/2025 (2ª discussão) – De iniciativa do Poder Executivo, atualiza leis que compõem o Estatuto do Servidor Público, incluindo avanços como licença-maternidade para servidoras em caso de perda gestacional e adequações da reforma previdenciária.
Projeto de Lei 72/2024 (1ª discussão) – De autoria do deputado Roberto Hashioka (União), torna obrigatória a apresentação de certidões de antecedentes criminais para integrantes de instituições sem fins lucrativos que atuem com crianças e adolescentes, como condição para recebimento de recursos públicos.
As sessões podem ser acompanhadas:
Presencialmente, no plenário da ALEMS
Pela TV ALEMS – Canal 7.2 (sinal aberto) e Canal 9 (Claro NET TV)
Pela Rádio ALEMS FM 105.5
Pelas redes sociais da Assembleia no Facebook e YouTube
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revisão da Lei Magnitsky expõe racha entre aliados de Eduardo Bolsonaro e gera troca de ataques nas redes
Leia Mais
Alexandre de Moraes agradece Lula por retirada de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
Moraes agradece atuação de Lula após EUA retirarem sanções impostas pela Lei Magnitsky
Leia Mais
Consórcio Guaicurus paga apenas 50% dos salários atrasados e greve está mantida para segunda-feira em Campo Grande
Municípios