Mobilização Nacional
Dia D da vacinação contra a gripe será neste sábado (10) em Mato Grosso do Sul
Ministério da Saúde quer imunizar mais de 1,2 milhão de pessoas no estado; campanha visa reduzir casos graves de doenças respiratórias
09/05/2025
09:15
SECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Ministério da Saúde realiza neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização nacional para ampliar a cobertura vacinal antes da chegada do inverno. A ação será realizada em Mato Grosso do Sul e nos estados das regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste, com apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde.
Em Mato Grosso do Sul, foram distribuídas 764 mil doses da vacina, com a meta de imunizar mais de 1,2 milhão de pessoas, principalmente crianças, idosos, gestantes e outros grupos prioritários. A vacinação é gratuita e ocorre em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos estratégicos montados nos municípios.
O Dia D marca a retomada das campanhas nacionais de vacinação, interrompidas nos últimos anos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da ação:
“O Brasil vai voltar a fazer grandes mobilizações nacionais pela vacinação, que é nossa principal aliada para salvar vidas. A imunização contra a gripe pode reduzir em até 60% os casos graves e óbitos”, afirmou.
A campanha nacional, iniciada em 7 de abril, pretende vacinar mais de 81,6 milhões de pessoas no Brasil, com foco em idosos (32 milhões), crianças (15 milhões), gestantes (1,6 milhão) e outros públicos em situação de vulnerabilidade.
A vacinação contra a gripe é indicada para mais de 20 grupos prioritários. Confira os principais:
👶 Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
🤰 Gestantes e puérperas
👵 Idosos com 60 anos ou mais
👩⚕️ Profissionais da saúde
👨🏫 Professores da rede pública e privada
🚛 Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo
📮 Trabalhadores dos Correios
👮 Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
🧑🦽 Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente
🧑🏽🦱 Povos indígenas e quilombolas
🏚 Pessoas em situação de rua
👨🏫 População carcerária e servidores do sistema prisional
Segundo boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado em 30 de abril, Mato Grosso do Sul está entre os 16 estados com nível de alerta ou alto risco para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Já foram notificados 45.228 casos de SRAG no país em 2025, sendo 42,9% positivos para vírus respiratórios.
Atualmente, os principais causadores são:
Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
Influenza A e B
Rinovírus
Covid-19
O Ministério da Saúde também anunciou que a vacina contra o VSR, incorporada recentemente ao SUS, será disponibilizada no segundo semestre deste ano, principalmente para crianças. Já a vacina contra a Covid-19 agora integra o Calendário Nacional de Vacinação, com foco em crianças menores de 5 anos, gestantes e idosos.
Diante do aumento de internações infantis por SRAG, o governo federal liberou R$ 100 milhões em incentivo anual ao SUS, para reforçar o atendimento hospitalar e ambulatorial de crianças com doenças respiratórias graves.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bataguassu promove formação continuada para professores da rede municipal e fortalece qualidade do ensino
Leia Mais
Campanha em Campo Grande alerta sobre uso indevido de vagas para pessoas com deficiência
Leia Mais
Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira cobra reforço no efetivo e presença de delegada na Polícia Civil de Caarapó
Municípios