Economia / Campo Grande
Comércio de Campo Grande ficará fechado no feriado do Dia do Trabalhador
Convenção coletiva determina proibição de abertura no 1º de maio e em outras datas comemorativas
26/04/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
O comércio de Campo Grande estará fechado no próximo feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador. A informação foi confirmada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), que destacou que a medida está prevista na convenção coletiva de trabalho vigente na Capital.
De acordo com a entidade, a decisão garante o direito ao descanso dos trabalhadores do setor comercial, reforçando o cumprimento dos acordos firmados entre representantes patronais e laborais. O descumprimento da cláusula poderá acarretar multas estabelecidas no instrumento coletivo.
“A medida garante o descanso aos trabalhadores do setor e reforça o cumprimento dos direitos estabelecidos entre entidades patronais e laborais, em uma das datas mais simbólicas para a valorização da classe trabalhadora”, destacou a CDL em nota.
Além do Dia do Trabalhador, a CDL também informou que o comércio de Campo Grande permanecerá fechado nos feriados de Finados (2 de novembro), Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro).
A determinação visa assegurar que as empresas cumpram as normas previstas em convenção, fortalecendo a proteção social dos colaboradores do setor varejista. A fiscalização quanto ao cumprimento da medida será feita pelas entidades sindicais e poderá gerar penalidades às empresas que infringirem a cláusula.
Para mais informações sobre o funcionamento do comércio e o calendário de feriados, a CDL recomenda que os empresários consultem diretamente o sindicato patronal ou a convenção coletiva vigente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PT se consolida na disputa ao Senado e deve manter duas cadeiras na Câmara dos Deputados em MS, aponta análise
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 8 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Pecuarista de MS morre durante prova de automobilismo em São Paulo
Leia Mais
Inscrições para concurso da Conab seguem até 15 de maio com salários de até R$ 8 mil
Municípios