ECONOMIA
Cresce em 28% o número de empresas protestadas em MS e cartórios alertam para riscos na contratação de CNPJs irregulares
Mais de 180 mil CNPJs foram protestados em 2024 no estado; consulta gratuita pode evitar prejuízos e garantir segurança jurídica nas contratações
21/03/2025
11:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Um levantamento do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (IEPTB/MS) revelou que o número de empresas protestadas em Cartórios do estado aumentou 28% em 2024, saltando de 140.789 CNPJs em 2023 para 180.509 neste ano. O avanço acende um alerta para consumidores e empresários sobre a importância de verificar a regularidade do CNPJ antes de fechar contratos ou prestar serviços.
A consulta gratuita pode ser feita de forma simples no site:
🔗 www.pesquisaprotesto.com.br
O número de pessoas físicas protestadas também teve alta significativa: de 492.423 em 2023 para 644.980 em 2024, uma elevação de 31%. Ao todo, somando CPFs e CNPJs, o total de protestos subiu de 633 mil para 825 mil no estado — um crescimento geral de 30%.
Segundo o presidente do Cartórios de Protesto de MS, Julian Gonçalves, o risco de prejuízo ao contratar uma empresa com pendências financeiras é real:
“Antes de fechar um contrato ou contratar uma empresa, é indispensável conferir sua situação financeira. Essa medida previne problemas como a não execução dos serviços prometidos, evitando prejuízos e disputas judiciais.”
O aumento está relacionado à aplicação da Resolução nº 547/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obriga a União, Estados e Municípios a tentarem recuperar créditos via protesto em Cartório antes de acionar a Justiça.
A medida foi elogiada pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e já possibilitou:
A resolução proporciona maior agilidade, economia de recursos públicos e contribui para a eficiência da Justiça.
O serviço também vale para emissão de certidões negativas ou positivas de protesto, utilizadas para comprovação de regularidade em transações bancárias, financiamento, compra de imóveis e licitações.
Presentes em todos os municípios, os 56 Cartórios de Protesto de Mato Grosso do Sul desempenham papel fundamental na segurança das relações comerciais e na recuperação de crédito para os setores público e privado.
Eles são:
A Central do Protesto do MS reúne os serviços digitais dos cartórios do estado:
🔗 www.protestoms.org.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Baleia Rossi aposta em candidatura de Simone Tebet ao Senado por Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Câmara de Campo Grande debate Violência Obstétrica e quatro propostas na sessão desta terça-feira (11)
Leia Mais
ALEMS vota criação do Dia Estadual de Reflexão e Memória pelas Vítimas de Feminicídio
Leia Mais
ALEMS vota criação do Dia Estadual de Reflexão e Memória pelas Vítimas de Feminicídio
Municípios