ALERTA!
Golpe do falso advogado preocupa a OAB/MS, que cria canal exclusivo para denúncias
Criminosos usam nome da advocacia para aplicar golpes via WhatsApp; entidade reforça alerta e pede atenção da população
21/03/2025
09:15
OAB-MS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) emitiu um alerta à população sobre o aumento de golpes praticados por falsos advogados no estado. De acordo com a entidade, os criminosos têm se passado por profissionais do Direito para enganar vítimas e solicitar depósitos antecipados para supostos processos, alvarás, indenizações e guias de pagamento.
Diante do crescimento das denúncias, a OAB/MS anunciou a criação de um canal exclusivo para reportar esses casos diretamente no site oficial da instituição. O espaço está disponível por meio de um ícone vermelho com o título “Denúncia Falso Advogado”.
“Esses golpes têm causado prejuízos não apenas às vítimas, mas também à advocacia como um todo. A prática vem se repetindo em várias regiões do Brasil, gerando preocupação em todas as Seccionais da OAB”, destaca a nota oficial da entidade.
Segundo a OAB/MS, os criminosos costumam utilizar o WhatsApp para enganar cidadãos, se passando por advogados, com nomes falsos ou até se apropriando de dados de profissionais reais. Eles pedem pagamentos antecipados alegando despesas com processos ou liberações de valores.
“Falei essa semana com o Presidente do TJMS, Desembargador Dorival Pavan, e com o Secretário de Segurança, Antônio Carlos Videira. A partir dessas conversas, criamos esse canal específico na OAB/MS”, afirmou o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira.
A orientação da OAB é que qualquer cidadão que receba esse tipo de mensagem registre o ocorrido no canal de denúncias, anexando capturas de tela das conversas e um breve relato. As informações serão analisadas pela instituição, que promete adotar medidas legais em todas as frentes.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, pautou o tema para o Colégio de Presidentes das Seccionais, que será realizado nesta sexta-feira (20). A proposta é unificar estratégias para combater o golpe do falso advogado, que tem se espalhado em diversos estados brasileiros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura prevê arrecadar R$ 50 milhões com nova edição do Refis 2025
Leia Mais
Novembro Azul: Exercícios reduzem em até 36% o risco de morte por câncer de próstata
Leia Mais
BR-163/MS avança com obras de ampliação e restauração nesta quarta-feira (5)
Leia Mais
GDF pede a Moraes avaliação médica para definir se Bolsonaro pode ser transferido à Papuda
Municípios