POLÍTICA
PDT pede mandato de deputado e MS pode ter mais uma mulher na Assembleia Legislativa
Decisão do TSE pode garantir a posse da suplente Gláucia Iunes, aumentando a representatividade feminina na Casa
14/03/2025
16:25
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O diretório nacional do PDT entrou com um pedido para retomar a vaga do deputado Lucas de Lima, após conseguir reverter, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma decisão que havia garantido ao parlamentar o direito de se desfiliar do partido. Se o PDT vencer a disputa, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) poderá contar com quatro mulheres deputadas, com a posse da suplente Gláucia Iunes.
O embate judicial teve início quando Lucas de Lima obteve, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), uma decisão que reconhecia justa causa para sua desfiliação do PDT. Após o aval da Justiça Eleitoral estadual, o parlamentar migrou para o Partido Liberal (PL). No entanto, o PDT recorreu ao TSE, que derrubou a decisão do TRE/MS, o que levou Lucas a deixar o PL e, posteriormente, ficar sem partido.
📢 Lucas de Lima sobre a decisão:
"Eu tive que me desfiliar porque estou respeitando uma ordem judicial. O PDT recorreu ao TSE e uma decisão monocrática foi favorável a eles. Estou recorrendo agora com um agravo para ser votado no tribunal."
✅ Se o PDT tiver êxito na ação, Lucas de Lima perde o mandato e a vaga será ocupada por Gláucia Iunes, primeira suplente do partido;
✅ Caso Lucas consiga reverter a decisão no TSE, ele mantém a cadeira na Assembleia Legislativa;
✅ A representatividade feminina pode aumentar na ALEMS, chegando a quatro deputadas caso Gláucia Iunes assuma o mandato.
Gláucia Iunes obteve 16.663 votos nas eleições estaduais, ficando na primeira suplência do PDT. Em 2020, concorreu como vereadora em Campo Grande pelo partido e recebeu 1.295 votos, terminando também como suplente.
O caso segue em tramitação na Justiça Eleitoral, e a decisão final do TSE será determinante para o futuro da composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lotomania, Quina e Super Sete: confira os números sorteados nesta sexta-feira (14)
Leia Mais
Sefaz mantém licitação da Loteria Estadual e rejeita impugnação de Jamilzinho
Leia Mais
Deputado Lidio Lopes apoia projeto social Casa Criança Feliz em Dourados
Leia Mais
Câmara de Campo Grande debate criação do Conselho de Proteção à Pessoa Idosa e políticas públicas para idosos
Municípios