ELEIÇÕES 2024
Adriane Lopes, do PP, é reeleita prefeita de Campo Grande no segundo turno
Candidata conquistou 51,45% dos votos válidos, derrotando Rose Modesto, do União Brasil
27/10/2024
17:05
DA REDAÇÃO
Adriane Lopes, do Partido Progressista (PP), foi reeleita prefeita de Campo Grande neste domingo (27), em uma disputa acirrada contra Rose Modesto (União Brasil). Com 100% das urnas apuradas por volta das 16h56, Adriane obteve 222.699 votos, o que representa 51,45% dos votos válidos. Rose Modesto ficou em segundo lugar, com 210.112 votos, correspondendo a 48,55%. A vice-prefeita eleita é Camilla Nascimento de Oliveira, conhecida como ‘Doutora Camilla’, do Avante.
Adriane Lopes votou às 11h11, na Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. A reeleição de Adriane garante a continuidade de sua gestão à frente da capital sul-mato-grossense, cargo que ela assumiu em abril de 2022, após a renúncia de Marquinhos Trad.
Nascida em Grandes Rios, no Paraná, Adriane Lopes mudou-se para Campo Grande ainda na infância. É formada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com especialização em Teologia e pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades. Antes de entrar para a política, Adriane atuou na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Em 2017, foi eleita vice-prefeita de Campo Grande na chapa de Marquinhos Trad. Em 2022, tornou-se a primeira mulher a assumir a prefeitura da cidade e uma das poucas mulheres a governar uma capital brasileira. Adriane é casada com Lídio Lopes, deputado estadual em Mato Grosso do Sul.
Durante a campanha, Adriane contou com o apoio do Avante e do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRD). Sua principal aliada foi a senadora Tereza Cristina (PP), considerada uma das figuras políticas mais influentes do estado. No primeiro turno, a expectativa era de apoio do PSDB, mas o partido lançou Beto Pereira como candidato.
No segundo turno, o PSDB se manteve oficialmente neutro, mas o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou apoio à candidatura de Adriane no dia 10 de outubro. A prefeita reeleita também recebeu apoio de Jair Bolsonaro (PL), que no primeiro turno havia apoiado Beto Pereira.
Adriane Lopes avançou ao segundo turno após receber 31,7% dos votos no primeiro turno, enquanto Rose Modesto obteve 29,6%. A última pesquisa Quaest, divulgada pela TV Morena no sábado (26), mostrava uma disputa acirrada, com Adriane alcançando 49% dos votos válidos, enquanto Rose aparecia com 51%, dentro da margem de erro.
Adriane Lopes apresentou um plano de governo focado em áreas estratégicas, como educação, saúde e transporte:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios