POLÍTICA
Deputados aprovam pagamento de custas de ações por honorários no fim do processo
Texto segue para a sanção do governador Eduardo Riedel, projeto de lei é uma iniciativa da OAB/MS
07/08/2024
12:45
FERNANDA PALHETA
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), assina projeto aprovado ao lado do presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, e parlamentares (Foto: Reprodução/ Alems)
Lei Projeto de Lei nº 164/2024. O texto apresentado pelo Poder Judiciário permite que as custas processuais referentes a ações ingressadas por advogados para a cobrança de honorários advocatícios sejam pagas no fim do processo.
A proposta aprovada por unanimidade segue para a sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB). A mudança da Lei 3.779, que dispõe sobre o Regimento de Custas Judiciais do Estado de Mato Grosso do Sul foi sugerida pela OAB/MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul).
O presidente e a vice-presente da entidade, Bitto Pereira e Camila Bastos, acompanharam a votação. Bitto ressaltou a importância da alteração. "É importante que se diga a população, os advogados sobrevivem de honorários, sem isso nós não sobrevivemos. Eles podem agora ajuizar ações judiciais sem ter que pagar no momento de ajuizamento da ação as custas judiciais para receber a verba alimentar", disse.
Antes, segundo ele, os advogados tinham que pagar as custas do processo no começo "Ele nem sabia se conseguiria receber a verba, agora estamos invertendo essa situação", completou. Bitto Pereira ainda lembra que a aprovação acontece às vésperas do Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto.
Aprovado - Os parlamentares ainda aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 82/2024, apresentado pelo deputado Paulo Duarte (PSB). O texto prevê a obrigação de empresas prestadoras de serviço público no Estado de Mato Grosso do Sul a expedir notificação prévia ao usuário ao realizar vistoria ou manutenção técnica com interrupção do serviço. Com aprovação, o projeto segue para análise das comissões de mérito para então ser votada em segunda discussão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF pede suspeição de Dias Toffoli no STF após análise de celular de Daniel Vorcaro
Leia Mais
PF envia ao STF relatório sobre celular de Daniel Vorcaro com citações a Dias Toffoli
Leia Mais
Tereza Cristina diz que é cedo para discutir vice-presidência em 2026
Leia Mais
Tereza Cristina diz que é cedo para discutir vice-presidência em 2026
Municípios