ARTE & CULTURA
Artista plástica Adriana Teixeira, apresenta ao público 20 telas em sua primeira exposição individual
A abertura da exposição será no dia 1° de agosto e ficará aberta ao público até o dia 30 deste mesmo mês, no Paço Municipal em Campo Grande.
30/07/2024
19:58
ASSECOM
Foto da obra “Em direção ao sol”, de Adriana Teixeira
Nascida em Viçosa, MG, Adriana Teixeira chegou à Campo Grande, MS no ano de 2019. Seu primeiro contato com as Artes Visuais aconteceu em 1989, quando pintou suas primeiras obras durante o curso de pintura à óleo em tela que fez quando criança. Nessa época, ela pintava paisagens e com muito entusiasmo presenteava familiares que a incentivavam a seguir no caminho das Artes.
Com formação na área de Letras, Adriana trabalhou por vários anos na área da educação. E foi a partir de 2020, durante a pandemia de covid-19, que ela começou a se dedicar somente às Artes Visuais, cuja área sempre a encantou. Nesse período, ela se aperfeiçoou em novas técnicas, fazendo cursos especializados e, somente então, começou a vender os seus trabalhos profissionalmente.
Além dos cursos de pintura artística que Adriana Teixeira fez ao longo de sua vida, é importante frisar que três grandes acontecimentos foram fundamentais para a produção autoral da artista: a maternidade, a mudança de residência de Minas para o Mato Grosso do Sul e o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. Todas essas mudanças aceleraram a sua necessidade de não só se expressar por meio da arte, mas de divulgá-la e de manter contato com os artistas da cidade.
Em razão disso, Adriana Teixeira começou a pintar entusiasmadamente obras autênticas e autorais que ressaltavam a figura feminina e contactou virtualmente vários artistas visuais de Campo Grande, uma vez que ainda a pandemia assombrava a todos. Meses depois, Karla Mattos (artista visual, curadora e senadora cultural do MS) conheceu os trabalhos da artista Adriana Teixeira e fez o generoso convite para que ela participasse da Mostra Coletiva “O brilho das estrelas”, em 2021. Com 3 obras inéditas e mais uma obra selecionada por Karla Mattos para ser capa da exposição, a arte de Adriana Teixeira foi apresentada ao público na cidade de Campo Grande.
A partir dessa exposição, Adriana Teixeira conheceu alguns artistas que a conduziram ao grupo de artistas, tais como Aprés Gomes e Antonia Hanemann. Foram eles que indicaram para Adriana a Confraria Sociartista (Associação de Artistas Visuais e Profissionais do Mato Grosso do Sul). Em agosto de 2022, após avaliação de currículo, Adriana Teixeira se tornou membro da Confraria. Nesse mesmo ano, finalizou a sua primeira pós-graduação em Artes Visuais. Atualmente, a artista tem participação ativa nos Encontros Culturais, Oficinas, Mostras e Exposições Coletivas da Confraria.
Suas obras apresentam temáticas relacionadas ao afeto, à família, à amizade, à maternidade. A figura feminina é personagem principal em suas obras e recorrentemente aparece circundada de flores e folhagens na composição dos trabalhos. As flores surgem como grafismos marcados na pele e/ou nos cabelos, uma espécie de tatuagem; nos detalhes de uma vestimenta; servindo de abrigo seguro ou até mesmo como um meio de transporte com o propósito de conduzir a figura feminina a vários lugares.
A professora e artista visual renomada Lúcia Monte Serrat comenta sobre a obra de Adriana Teixeira:
Adriana nos encanta com a sutiliza e delicadeza A de sua narrativa poética, suas pinturas construídas em linhas curvas e estilizadas, na maioria em tons pastéis, tecem lembranças de forma harmônica e delicada, retratando sua infância e vivências em Minas Gerais.
Com poucas linhas ela dá expressão aos rostos de suas personagens que expressam sentimentos de forma leve, quase etérea. Em outros momentos esse diálogo se dá somente com o movimento corporal que abraça e acolhe.
Assim, a artista convida o espectador a fazer uma viagem, onde traduz suas emoções e memórias, por meio de uma pintura refinada, reflexo de seus aprofundamentos na história da Arte e principalmente um mergulho em seus sentimentos e recordações. (MONTE SERRAT, Lúcia. Julho de 2024).
A tela intitulada “Em direção ao sol”, nome dado também a sua primeira exposição individual, é um exemplo de trabalho que apresenta a mulher como protagonista, sentada em um girassol que gira em direção ao sol. De acordo com a artista, essa é a mulher em sua fase de amadurecimento, vivenciando suas emoções e vitalidade durante o percurso até à luz. A mulher se entrega a essa aventura, se enfeita de flores nos cabelos e carrega dois girassóis nas mãos enquanto viaja pela imensidão do universo.
Enfim, para conhecer a produção artística de Adriana Teixeira, visite a exposição que ficará aberta ao público até o final do mês de agosto e também acesse e siga o perfil da artista no Instagram: @arte.adrianateixeira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Colisão entre três veículos deixa quatro mortos e oito feridos na BR-060
Leia Mais
Coronel David participa de ato com Bolsonaro em SP e defende anistia a réus do 8 de Janeiro
Leia Mais
Dr. Jorge reconhece derrota em Paranhos e diz: ‘Respeitar a escolha do povo’
Leia Mais
Operário vence Ivinhema novamente e conquista bicampeonato estadual de 2024
Municípios