MUNDO
Kamala Harris, favorita a assumir a candidatura democrata nos EUA
Nome da vice-presidente dos EUA tem origem indiana e significa "flor de lótus".
22/07/2024
08:00
G1
©DIVULGAÇÃO
Com a desistência de Joe Biden, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, está entre os nomes favoritos para assumir a candidatura democrata na corrida presidencial. Ela recebeu apoio do próprio Biden e já declarou que pretende conquistar a indicação do partido.
Kamala, de 59 anos, tem mãe indiana e pai jamaicano. Seu nome tem origem indiana. Em 2016, quando se candidatou ao Senado, um vídeo da campanha de Kamala ensinou como se pronuncia o nome dela. O certo é "Kâma-la".
Segundo a vice-presidente escreveu no prefácio de seu livro de memórias, "The Truths We Hold", de 2019, o nome significa "flor de lótus", um símbolo significativo na cultura indiana.
O ex-presidente dos EUA e atual candidato do Partido Republicano, Donald Trump, já disse o nome de Kamala errado algumas vezes. Em 2020, ele disse que ela mesma "não o pronunciava corretamente".
Kamala é a primeira mulher a se tornar vice-presidente dos EUA. Formada em Direito e Ciências Políticas, ela foi procuradora da cidade de São Francisco e, depois, do estado da Califórnia. Kamala também foi senadora pelo estado entre 2017 e 2020.
Ela chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca para as eleições de 2020 e liderou algumas pesquisas dentro do Partido Democrata. No entanto, perdeu apoio e desistiu da corrida por falta recursos financeiros.
Escolhida para ser vice de Biden, Kamala foi fundamental para a eleição do presidente e funcionou como um chamariz para convencer eleitores negros a votar no pleito de 2020. Ela era considerada a sucessora natural do presidente para as eleições de 2024. Porém, o desempenho dela foi abaixo do esperado, e as pesquisas indicaram fraca popularidade.
Com a desistência de Biden e apoio à vice-presidente, Kamala sai à frente como favorita para concorrer pelo Partido Democrata.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump faz ameaças a Cuba, defende fim do regime e sugere Marco Rubio como futuro presidente da ilha
Leia Mais
Papy articula consenso na Câmara para buscar saída legal ao impasse do IPTU em Campo Grande
Leia Mais
Morre em Natal a atriz Titina Medeiros, de “Cheias de Charme” e “No Rancho Fundo”, aos 49 anos
Leia Mais
Barbosinha participa da apresentação da nova unidade móvel do Hemosul nesta segunda-feira em Campo Grande
Municípios