TECNOLOGIA
Aplicativo do governo vai agilizar bloqueio de celular roubado
Sistema enviará aviso simultâneo para bancos, operadoras e Anatel
18/12/2023
21:57
AGÊNCIA BRASIL
PEDRO RAFAEL VILELA
©DIVULGAÇÃO
O governo federal vai lançar, nesta terça-feira (19), o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.
“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro.
A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.
“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF pode suspender emissão de passaportes por falta de verba; Ministério da Justiça tenta evitar interrupção
Leia Mais
Funsat projeta novembro com novas turmas do Mulheres Mil e cursos do Qualifica
Leia Mais
Em noite de festa, UBE-MS celebra a poesia e premia vencedores da 37ª Noite da Poesia
Leia Mais
Ação contra Bolsonaro e sete réus entra na fase de recursos: entenda próximos passos até a execução das penas
Municípios