ITAPORÃ 70 ANOS
Município completa 70 anos de emancipação política neste domingo, 10
O município está localizado a 234 quilômetros de Campo Grande e possui 24.137 mil habitantes, segundo IBGE
10/12/2023
09:00
CLARA FARIAS
©DIVULGAÇÃO
Conhecida como "Cidade do Peixe", Itaporã celebra 70 anos de emancipação política neste domingo (10). O município está localizado a 234 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Itaporã possui 24.137 mil habitantes.
Após a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), que devastou a região, Itaporã foi criada inicialmente como a Colônia Municipal de Dourados, com uma área de 50 mil hectares destinada à colonização. A área estava compreendida entre os rios Brilhante e Panambi. Segundo a página do município, Itaporã é um tempo de origem tupi, que significa "pedra bonita".
Segundo dados do IBGE, os primeiros habitantes de Itaporã foram indígenas da etnia terena. O início da colonização da área se iniciou ao século XVII, período em que os bandeirantes exploravam as águas do Rio Brilhante em direção às minas de Cuiabá.
Ainda conforme o instituto, em 1944 chegaram as primeiras famílias na região, no ano seguinte as crianças começaram a ter aula. Em 1950 foi construída a primeira capela em um pequeno salão. Anos depois, em dezembro de 1953, Itaporã conquista a emancipação política.
Para celebrar o aniversário do município, a dupla Rio Negro e Solimões se apresenta neste domingo, ainda haverá shows com DJ e artistas Prata da Casa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Seminário Nacional da UVB em Campo Grande segue até sexta com debates sobre educação legislativa, democracia e orçamento público
Leia Mais
CCJR analisa 175 projetos e arquiva 51 no primeiro semestre de 2025 em MS
Leia Mais
Barbosinha recebe título de cidadão fatimassulense em noite de homenagens à história e identidade de Fátima do Sul
Leia Mais
Zé Teixeira cobra inclusão de Agentes de Vigilância em Saúde na CBO
Municípios