CHAPADÃO DO SUL
Prefeito anuncia revisão de contratos e suspensão de eventos para corte de gastos
29/09/2023
18:25
ASSECOM
©FRANCISCO BRITTO
O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, anunciou uma série de medidas visando economia para as contas do Município. Segundo prefeito, o corte ocorre por conta dos desafios impostos pela condição econômica que afeta parte dos municípios do Estado no ano de 2023.
“A atual situação demanda ação imediata para revisar e controlar os gastos públicos. É crucial garantir a manutenção das atividades essenciais e proporcionar maior transparência à sociedade sobre a situação fiscal do município. Nesse contexto, a Lei Municipal nº 1.315 de 1º de junho de 2022, que estabelece diretrizes para a elaboração e execução do orçamento de 2023, previu a possibilidade de limitação de empenho e movimentação financeira em caso de desequilíbrio entre receitas e despesas”, justifica o prefeito, em nota.
O prefeito anunciou a suspensão da concessão de subvenções sociais e contribuições correntes, compreendendo doações e patrocínios para instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos; Suspensão de eventos que demandem contratação de estrutura ou alimentação, exceto quando respaldados por verbas vinculadas; Suspensão de licenças prêmio em gozo, salvo casos iminentes de aposentadoria; Controle rigoroso das cessões de servidores para outros entes da Federação e Suspensão de concessão de função gratificada e criação de cargos que aumentem despesas.
O decreto também estabelece controle estrito de Autorizações para despesas com diárias e adiantamentos de servidores apenas mediante aprovação do Comitê de Controle da Gestão Orçamentária e Financeira; substituição de despesas com recursos livres por recursos vinculados; adoção de medidas para minimizar despesas e eliminar desperdícios; redução do programa de estágio do Executivo Municipal, bem como análise e readequação de obras públicas para evitar desperdícios.
O prefeito ainda montou o Comitê de Controle da Gestão Orçamentária e Financeira (CGOF) para analisar e deliberar sobre despesas, garantindo o equilíbrio fiscal. Ele será composto pelo Secretário de Finanças e Planejamento, a Secretária de Administração e a Secretária de Governo, que ficaram responsáveis por coordenar, analisar, avaliar e fazer cumprir todas as orientações provenientes do Decreto nº 3.865/2023, visando à tomada de decisões conscientes e alinhadas com as medidas de contenção de despesas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Justiça suspende júri e autoriza estudante acusado de matar corredora a se mudar para Goiás
Leia Mais
Zé Teixeira homenageia Moto Clube Abandonadus e Irmã Silvia por relevantes ações sociais em MS
Leia Mais
Gerson Claro vê filiação de Riedel ao Progressistas como marco de governabilidade em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Em ato de filiação de Eduardo Riedel, Tereza Cristina promete bancada federal ‘raiz’ do Progressistas em 2026
Municípios