COSTA RICA
Em dois anos de vacinação contra Covid-19, Costa Rica já aplicou mais de 61 mil doses
25/01/2023
14:00
ASSECOM
No último dia 19, Costa Rica completou dois anos da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19. Desde então, o município já aplicou 61.488 doses de vacina para combater a doença, conforme aponta o Painel Mais (Monitor de Apoio às Informações em Saúde).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, deste total geral, 21.530 pessoas foram vacinadas com a D1 (1ª dose), 19.671 pessoas receberam a D2 (2ª dose), 14.075 pessoas com a D3 (3ª dose), 3.469 receberam a D4 (4ª dose) e 2.684 pessoas receberam a DU (dose única) da vacina.
“Com todo esse esforço conjunto, incluindo a dedicação constante dos nossos profissionais de Saúde, dose a dose, chegamos até aqui. Mesmo com o vírus ainda presente em todo país e lutando para permanecer, cada dose aplicada garantiu a redução de internações e mortes causadas pela doença em nosso município”, afirma o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos.
Para o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, o principal desafio da pasta está na conscientização da população para que completem o esquema vacinal e imunizem, principalmente, as crianças.
“A eficácia e importância da vacina está mais do que comprovada. Entretanto, é indispensável que aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose ou precisam completar seu esquema vacinal procurem as Unidades de Saúde e que os pais ou responsáveis levem as crianças para se vacinar”, reforça o secretário.
Todas as Unidades de Saúde de Costa Rica já retomaram o atendimento em horário normal desde a segunda-feira (23) e seguem com os agendamentos para aplicação da 2ª dose em crianças de 3 a 11 anos.
Para vacinar esta faixa etária é obrigatória a presença dos pais ou responsável, que devem apresentar documentos pessoais que comprovem o parentesco ou responsabilidade legal, e a Caderneta de Vacinação da criança. Caso não seja possível o comparecimento, o acompanhante da criança deve apresentar o Termo de Consentimento, assinado pelos pais ou responsável, comprovando a autorização para que a vacina possa ser administrada.
As Unidades de Saúde de Costa Rica funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
SIMPI inaugura delegacias presenciais em Mato Grosso do Sul para fortalecer micro e pequenas empresas
Leia Mais
Delcídio do Amaral aposta em nova aliança partidária para atrair descontentes do centro-direita em 2026
Leia Mais
Cruz Vermelha realiza ação de saúde bucal em cinco cidades de MS no Dia Nacional da Saúde Bucal
Leia Mais
Gerson Claro reafirma compromisso da Assembleia Legislativa com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Municípios