CAPITAL
Por reajuste salarial, paralisação dos motoristas de ônibus está prevista para esta quarta-feira em Campo Grande
Segundo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande (STTCUCGO), paralisação terá início a partir das 3h de quarta-feira (18).
17/01/2023
18:45
G1
©DIVULGAÇÃO
O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande (STTCUCGO) anunciou uma paralisação dos motoristas de ônibus a partir das 3h desta quarta-feira (18), em Campo Grande. De acordo com a categoria, a ação é para reivindicar reajuste salarial.
O Consórcio Guaicurus tentou impedir a paralisação, mas teve o pedido negado na Justiça, no início da noite desta terça-feira (17).
Ainda nesta terça, o presidente do Sindicato, Denétrio Ferreira de Freitas esteve em reunião com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do MS (Setur), em que também estiveram presentes o gerente executivo do Consórcio Guaicurus e o representante legal do Consórcio Guaicurus Nelson Guenshi Asato.
Segundo o apurado, durante a reunião, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande foi informado que o Consórcio Guaicurus não poderia atender às reivindicações da categoria, pois a Prefeitura de Campo Grande não definiu o valor da nova tarifa para o transporte coletivo.
Em nota, a Prefeitura da capital informou que o reajuste da tarifa está sendo cautelosamente estudado e que compreende as reivindicações dos motoristas de ônibus como legítimas, mas que o reajuste de salários é uma questão a ser negociada pelo consórcio de transporte público.
Leia a seguir a nota da Prefeitura na íntegra:
"A prefeitura entende que as reivindicações dos motoristas de ônibus são legítimas, no entanto o reajuste de salários é uma questão a ser negociada pelo consórcio de transporte público, não estando este na alçada do município.
O reajuste da tarifa está sendo cautelosamente estudado, e o poder executivo tem feito todo o possível para continuar subsidiando as gratuidades para estudantes, idosos, pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes.
Em 2022, fruto do bom relacionamento da gestão municipal e Governo do Estado, também foi firmado um convênio no qual o Estado passou a contribuir com esses subsídios.
Adicionalmente, em dezembro, o governo federal por intermédio da prefeitura, repassou verbas federais para o consórcio custear as gratuidades para idosos entre janeiro e outubro de 2022, com valores a repassar mensalmente para cobrir as gratuidades à medida que elas ocorrerem.
Também com a clareza de que é preciso manter o equilíbrio e não aumentar de forma acentuada o valor da tarifa, foi aprovado na Câmara Municipal a isenção de ISS para o consórcio.
As tratativas em relação ao reajuste da tarifa de ônibus para 2023 estão em andamento, o próximo passo será a discussão no dia 24/01 com o Conselho de Regulação que é formado por membros da sociedade civil e órgãos da administração pública, com quórum mínimo de 10 de membros, para discussão e análise de dados para revelar a tarifa que será entregue em relatório para avaliação do poder executivo.
O conselho é formado por membros do CREA, OAB, SEMADUR, PLANURB, Conselho das Regiões Urbanas, AVICG, ASCCON, UMAM, CAU, Águas Guariroba, CTRCG, Solurb e Consórcio Guaicurus."
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fábio Trad vê com bons olhos candidatura de Simone Tebet em São Paulo e avalia impacto positivo para o PT em MS
Leia Mais
Planejamento de 2026 prioriza obras, logística integrada e habitação em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Nelsinho Trad cobra votação urgente do Gás do Povo para garantir continuidade do benefício em Campo Grande
Leia Mais
Despachante acusado de liderar esquema no Detran-MS depõe após dois anos foragido
Municípios