CONSUMIDOR
Com histeria e filas, Sinpetro orienta postos do interior de MS a racionarem combustível
De acordo com o Procon, em casos onde há risco de desabastecimento, o Código de Defesa do Consumidor permite a prática de limitar o consumo por cliente
31/10/2022
18:30
Midiamax
Fila em posto de Campo Grande. (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)
Campo Grande tem estoque de combustível para atender a população, com tranquilidade, até quarta-feira (02). Mas, no interior a recomendação é que haja limitação por cliente para evitar desabastecimento.
As informações são do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes MS), que emitiu comunicado aos postos de combustível do interior de Mato Grosso do Sul para que haja limitação da quantidade de litros por cliente.
"No interior sei que vários postos aderiram e estão limitando por litro. Mas em Campo Grande conversei com as distribuidoras e o estoque aguenta a demanda até quarta-feira (02). Não sei por que essa correria aos postos”, afirma Edson Lazarotto, diretor do Sinpetro.
Apesar da informação do Sinpetro, há fila de carros para abastecer em diversos postos de combustível de Campo Grande. Também há registro de falta de combustível em alguns postos, mas segundo o Sinpetro, até amanhã é reposto devido ao estoque na distribuidora.
Em um posto da rua Marechal Candido Mariano Rondon, no bairro Amambai, o etanol acabou às 13h e a gasolina às 15h. A frentista Adriele Soares, explica que muitos clientes foram até o local dizendo que precisavam abastecer antes que acabasse o combustível.
Gerente de pista de um posto da avenida Tamandaré, Marcelo de Lima, 42, afirma que o movimento está 40% maior nesta segunda-feira (31). “Temos estoque, não estamos racionando”, diz.
O consumidor Marcos Pontes, 53, foi da Avenida Guaicurus até o centro da cidade para conseguir abastecer e conta que passou por oito postos de combustível com fila enorme. Já o vigilante Roberto Alves Duarte, 35, parou no posto perto da sua casa, onde o combustível havia acabado. “Não concordo, isso atrapalha a vida do trabalhador”, disse.
Em Dourados, filas se formaram em praticamente todos os postos de combustível da cidade. Há registro de falta de combustível em um dos postos e pessoas na fila por horas para conseguir abastecer.
Também há registro de fila em postos de combustível em Bonito, Jardim, Sidrolândia, Corumbá e Ivinhema
Em Sidrolândia um posto limitou as vendas em R$ 50 por pessoa, segundo o site Região News.
Postos de combustível e revendedores de gás de cozinha podem limitar a venda por cliente já nesta segunda-feira (31). De acordo com o Procon, em casos onde há risco de desabastecimento, o Código de Defesa do Consumidor permite a prática.
“A limitação é permitida por cada estabelecimento, desde que seja um limite razoável para atender o maior número de consumidores. Também não pode haver aumento de preços, que inclusive pode ser tratado na esfera criminal”, explica o superintendente do Procon/MS, Rodrigo Vaz.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios