ÔNIBUS
Ônibus voltam a circular em Campo Grande nesta quarta-feira após acordo de conciliação
Durante a reunião foi acordado que os pagamentos dos adiantamentos de 40% dos salários dos motoristas do transporte coletivo serão feitos em 28 de junho.
22/06/2022
06:45
G1
José Câmara e Lorena Segala
©DIVULGAÇÃO
Os ônibus devem voltar a circular em Campo Grande nesta quarta-feira (22). O retorno às funcionalidades do transporte coletivo foi acordado após reunião de conciliação entre sindicato dos motoristas, órgãos públicos e Consórcio Guaicurus no fim desta terça-feira (21), dia marcado pela paralisação do transporte de ônibus na capital.
Para o advogado do sindicato das empresas de transportes coletivos urbanos de passageiros de Mato Grosso do Sul, Felipe Barbosa da Silva, a reunião foi proveitosa, porém o verdadeiro problema que é o equilíbrio das finanças do Consórcio Guaicurus ainda está em aberto.
"Através do diálogo conseguimos um acordo momentâneo, atrasamos o pagamento do adiantamento para semana que vem. Porém, em tese, o adiamento não resolve os problemas das empresas. A situação em definitivo demanda uma intervenção dos órgãos públicos, do Tribunal de Contas e da prefeitura", detalhou.
O principal motivo da paralisação era porque os motorista não receberem vale quinzenal, na segunda-feira (20), como era previsto. Durante a reunião de conciliação, ficou determinado que a antecipação de parte do salário fica agendada para 28 de julho, na próxima terça-feira.
"Ônibus vão sair normal das garagens e as empresas disseram que vão cumprir com o pagamento, não é o que queríamos, mas temos a liminar. Com a intermediação do Ministério Público e Tribunal foi sugerido a proposta, mas não conseguimos que o pagamento fosse feito amanhã", detalhou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo, Demétrio Ferreira.
Durante a conciliação também foi definido que o dia de greve será considerado como "abono".
Dia de paralisação
A capital amanheceu sem transporte coletivo, afetando vários moradores. A decisão da paralisação do serviço ocorreu após funcionários do Consórcio Guaicurus não receberem vale quinzenal na segunda-feira (20), como era previsto.
Durante a tarde, o Tribunal Regional Trabalho (TRT) determinou que 80% da frota de ônibus volte a circular em Campo Grande nesta terça-feira (21). Além de determinado o retorno imediato, a decisão coloca multa diária de R$ 200 mil caso a liminar for descumprida
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fábio Trad vê com bons olhos candidatura de Simone Tebet em São Paulo e avalia impacto positivo para o PT em MS
Leia Mais
Planejamento de 2026 prioriza obras, logística integrada e habitação em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Nelsinho Trad cobra votação urgente do Gás do Povo para garantir continuidade do benefício em Campo Grande
Leia Mais
Despachante acusado de liderar esquema no Detran-MS depõe após dois anos foragido
Municípios