Agronegócio é o propulsor da economia de Mato Grosso do Sul, diz Marçal Filho
13/09/2021
08:00
ASSECOM
deputado estadual Marçal Filho
O agronegócio continua sendo a mola propulsora da economia sul-mato-grossense mesmo na pandemia do coronavírus, sendo o estado brasileiro com a maior projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2021. "Esse desempenho é atribuído ao avanço da produção agropecuária e da produção industrial. O agro é o carro chefe do nosso estado e devemos valorizar os produtores rurais, afinal o esforço deles é que mantém o abastecimento de alimentos nas cidades, e que acelera a economia do país", diz o deputado estadual Marçal Filho.
Para o deputado, o papel desempenhado na porteira para dentro das propriedades rurais reflete no desenvolvimento econômico estadual e nacional. “O bom desempenho da agricultura, assim como os demais setores do agronegócio, tem impulsionado fortemente a economia de Mato Grosso do Sul gerando empregos, renda e crescimento. Uma prova disso foi que em 2020, mesmo com a pandemia, ficamos entre os oito estados que aumentaram a arrecadação, fato que permitiu ao governo estadual manter o ritmo de investimentos em todas as áreas: saúde, educação, segurança pública e infraestrutura”, avalia.
Mato Grosso do Sul é um dos polos do agronegócio no Brasil. Está entre os maiores produtores do país em soja, milho, cana-de-açúcar e carne bovina, entre outros. O desempenho do estado no setor acaba sendo um reflexo do que ocorre no contexto nacional e seus bons resultados ajudam a entender o fato de o setor ser junto com as exportações, os poucos a registrarem crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Marçal Filho destaca os números divulgados recentemente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura (Semagro), ao apontar que Mato Grosso do Sul poderá ser o estado com melhor crescimento PIB do país em 2022.
Segundo estimativas, este ano o PIB deve fechar com crescimento de 3,5% em relação ao ano anterior, que foi de $ 23,5 bilhões. Para 2022, a expectativa é o aumento de 5,5%. Há três motivos para o crescimento: o agronegócio, que deverá crescer mesmo com a interferência do clima; o investimento público; e o investimento privado, como indústrias de etanol, celuloses e frigoríficos.
Mesmo diante do cenário da pandemia e das interferências climáticas, o agronegócio mantém bom desempenho e continua dando exemplo para o mundo. “O agronegócio nunca parou e nunca irá parar. Estamos vendo que as expectativas são de uma safra cada vez maior, e Mato Grosso do Sul mostra todos os dias a sua importância para isso. O Brasil continuará sendo exemplo para o mundo com uma agricultura cada vez mais sustentável”, finalizou o deputado.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zé Teixeira solicita investimentos para fortalecer a saúde pública em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Coronel David solicita reforma e climatização da Escola Estadual José Ferreira em Três Lagoas
Leia Mais
Alems realiza sessão solene em comemoração aos 60 anos da profissão de Administração no Brasil
Leia Mais
Projeto “Semeando” retorna em nova edição e leva conscientização ambiental e teatro educativo ao interior do Mato Grosso
Municípios