Governo de MS descarta obrigar população a tomar vacina contra covid
Por enquanto, medidas informativas têm feito o Estado atingir o melhor nível de imunização do País
02/09/2021
10:30
Guilherme Correia
Municípios de MS têm feito ações para buscar pessoas que ainda não se vacinaram
Em coletiva nesta manhã (2), o secretário estadual de Infraestrutura e presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), Eduardo Riedel, afirmou que o governo de Mato Grosso do Sul não pretende obrigar a vacinação contra a covid-19.
“Não vamos tomar nenhuma medida de obrigação. A medida que temos tomado é um mantra do governo, liderado pelo Geraldo [Resende], pelo governador e pelo governo como tudo: é que todos devem tomar a vacina, o exemplo, a fala, é que a população tome a vacina”.
Segundo ele, as autoridades estaduais têm sido responsáveis pelo melhor índice estadual de vacinação em todo o Brasil, muito por conta das campanhas de incentivo e informação em relação aos benefícios da vacina. “A resposta tem sido positiva. Acredito que não haja necessidade de qualquer medida coercitiva, obrigação, limitação. A gente respeita as pessoas, a gente pede, solicita, que as pessoas tomem a vacina para proteger a si e ao próximo”.
"Respeitamos a liberdade individual das pessoas. Estamos tendo um volume de vacinados muito bom e isso é fruto dessa informação clara. A vacina surte efeito, não há risco, em relação às vacinas que estão no mercado e foram aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”.
Riedel também tem defendido que não haveria necessidade em tomar medidas mais impositivas para garantir o bem-estar coletivo. Propostas como o “passaporte” para apenas imunizados entrarem em estabelecimentos, por exemplo, já foram descartadas. “O mercado vai regular essas questões”, pontua.
"A gente trabalha no sentido de viabilizar a terceira dose nos idosos porque é um público de risco, isso está acontecendo. E nos adolescentes, pensando em 2022, com toda a estratégia de vacinação, pensando no ano que vem”, finaliza.
Até agora, cerca de 73% da população sul-mato-grossense recebeu ao menos uma dose, enquanto 44,7% foram imunizados com duas doses ou vacina única.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
2º TecLeite-MS reúne produtores e especialistas em Glória de Dourados com foco em tecnologia e produção sustentável de leite
Leia Mais
Zé Teixeira homenageia douradense Willian Utida, Campeão Brasileiro de Sushi 2025
Leia Mais
Deputado Roberto Hashioka homenageia cerimonialista Rafael Sampaio de Queiróz em Sessão Solene da ALEMS
Leia Mais
Motiva Pantanal segue com obras de ampliação e manutenção na BR-163/MS nesta quarta-feira (29)
Municípios