Política / Partidos
PL expulsa deputado Antonio Carlos Rodrigues por críticas a Trump em meio a crise diplomática e pressão da bancada
Parlamentar paulista é punido após condenar tarifaço dos EUA; Valdemar Costa Neto diz que legenda precisa de diplomacia, não de "populismo barato"
31/07/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Partido Liberal (PL) oficializou nesta quarta-feira (31) a expulsão do deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (SP), após ele fazer críticas públicas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida foi tomada após forte pressão da bancada da sigla, que considerou as declarações do parlamentar "inaceitáveis" diante do cenário de crise diplomática e econômica causado pelas recentes sanções americanas contra o Brasil.
Trump impôs um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros e revogou vistos de integrantes do Supremo Tribunal Federal, como o ministro Alexandre de Moraes. Essas ações elevaram a tensão entre os dois países e levaram o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a organizar uma campanha nos EUA para defender o pai, Jair Bolsonaro, que responde no STF por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
Em nota, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a expulsão do parlamentar foi motivada pela gravidade de suas falas e pelo clima interno da legenda. “A pressão da nossa bancada foi muito grande. Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho”, declarou.
Valdemar também disse que o PL precisa de “diplomacia e diálogo, não de populismo barato”. Segundo ele, a legenda busca focar na reconstrução do país, evitando atritos internacionais que prejudiquem o desenvolvimento nacional.
Antonio Carlos Rodrigues está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, mas tem longa trajetória política. Foi vereador em São Paulo por quatro mandatos e chegou a ser ministro dos Transportes no governo de Dilma Rousseff (PT). Ele ainda não se pronunciou oficialmente sobre a expulsão.
A decisão do PL ocorre paralelamente às articulações de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, onde o deputado busca apoio político e jurídico para reverter as sanções aplicadas pelo governo Trump, além de tentar blindar Jair Bolsonaro das acusações em curso no Supremo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motociclista morre em acidente na MS-450 em Aquidauana após confraternização com amigos
Leia Mais
Semana na ALEMS terá debate sobre novo Plano Nacional de Educação e homenagem a advogados
Leia Mais
Barroso defende Moraes e afirma que STF evitou grave erosão democrática
Leia Mais
Moraes reage a sanções dos EUA: ‘STF não se submeterá a ameaças covardes’
Municípios