Gestão Pública / Homenagem
Técnico da SEGOV de MS é homenageado em Brasília por destaque nacional em gestão de convênios federais
Artigo de Luís Carlos Morente é selecionado para compor livro comemorativo dos 10 anos da Rede de Parcerias, iniciativa do Ministério da Gestão e Inovação
28/05/2025
16:30
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O coordenador da Rede de Parcerias em Mato Grosso do Sul e assessor técnico da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), Luís Carlos Morente, será homenageado no próximo dia 2 de junho, às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O reconhecimento vem pela autoria de um artigo que narra, em detalhes, a transformação do estado na área de captação de recursos federais e gestão de convênios, selecionado para integrar o livro especial de 10 anos da Rede de Parcerias, que reúne mais de 260 órgãos parceiros em todo o país.
O artigo destaca que, em 2015, o Governo de Mato Grosso do Sul enfrentava um cenário crítico, figurando entre os últimos colocados em formalização de convênios com a União. A virada começou com investimentos em capacitação técnica, realizados em parceria com a Escola de Governo, que fizeram o número de instrumentos formalizados saltar de 23 (em 2014) para 72 (em 2015) — um crescimento de 313%.
A adesão à Rede SICONV em 2016 impulsionou ainda mais os resultados, com o estado alcançando 122 convênios e R$ 164,9 milhões captados naquele ano, ficando em 2º lugar nacional, atrás apenas de São Paulo. Em 2017, as capacitações alcançaram técnicos dos 79 municípios, com mais de 700 multiplicadores certificados, e o número de convênios saltou para 318, com R$ 153,1 milhões em recursos.
O texto também ressalta os avanços na governança e monitoramento, como a implantação do modelo MEG-TR (Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União) e a realização do 17º Fórum Regional da Rede +Brasil, em Campo Grande, que reuniu 950 técnicos de todo o estado.
A adoção de práticas modernas de gestão e capacitação contínua rendeu ao estado a liderança no ranking nacional do Sistema de Medição de Desempenho (IDTRU-DL), que avalia os entes federativos na aplicação de recursos da União.
A seleção do artigo de Morente para compor o livro dos 10 anos da Rede de Parcerias reflete o protagonismo de Mato Grosso do Sul na área. A publicação será lançada oficialmente durante a programação do X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, que ocorrerá entre 3 e 5 de junho, também no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump liga para Putin e anuncia organização de reunião trilateral com Zelensky
Leia Mais
Governo Trump reage a Flávio Dino e intensifica ataques contra Alexandre de Moraes: “tóxico”
Leia Mais
Zema evita confronto após ataques dos filhos de Bolsonaro, que chamaram governadores de 'ratos da direita'
Leia Mais
Faustão recebe alta da UTI, mas segue internado em São Paulo após novos transplantes
Municípios