Interior / Paranhos
Juiz esclarece como funciona eleição com candidatura indeferida nas urnas em Paranhos
Candidatura de Dr. Jorge (PT) está sub judice; votos são válidos até decisão final da Justiça Eleitoral
06/04/2025
11:00
MDX
DA REDAÇÃO
Juiz Daniel Raymundo da Matta ©Helder Carvalho/Midiamax
O município de Paranhos, a 469 km de Campo Grande, realiza neste domingo (6) uma eleição suplementar para prefeito, após a cassação do registro do candidato eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), por irregularidades em gestões anteriores.
Duas chapas disputam o pleito: de um lado, Hélio Acosta (PSDB) e Alfredo Soares (MDB), da coligação Unidos por Paranhos; do outro, Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT), pela Federação Brasil da Esperança. No entanto, a candidatura de Dr. Jorge está indeferida em fase de recurso, o que significa que seu nome aparece na urna, mas a validade dos votos dependerá de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o juiz eleitoral da 1ª Zona de Amambai, Daniel Raymundo da Matta, a situação do candidato petista não interfere no processo de votação e não prejudica os eleitores.
“Como ele [Dr. Jorge] está recorrendo, ele continua participando normalmente das eleições. O eleitor escolhe o seu candidato independente dessa circunstância”, afirmou o magistrado.
Os votos recebidos pelo candidato sub judice são contabilizados normalmente. Após a apuração, o eleito será proclamado, mas só assumirá se o indeferimento da candidatura for revertido até a decisão final da Justiça Eleitoral.
“A nova eleição só ocorreria se ele vencer e o indeferimento for mantido até o trânsito em julgado”, explicou o juiz.
A votação ocorre em cinco escolas da cidade, com apoio de seis agentes da Polícia Federal, que reforçam a segurança. Foram designados 120 mesários, que receberam as urnas eletrônicas na quinta-feira (3). A apuração será realizada no Posto de Atendimento de Paranhos, na Avenida Marechal Dutra, e a previsão é que os votos estejam totalizados até 18h (horário local).
Locais de votação:
Escola Estadual Santiago Benites
Escola Municipal Taquaperi
Escola Municipal Pólo São José
Escola Municipal Mitsuro Saito
Escola Municipal Adriano Pires
Hélio Acosta, atual prefeito interino e presidente da Câmara Municipal, assumiu o Executivo em 1º de janeiro de 2025. Se for eleito, permanece no cargo. Caso Dr. Jorge vença e sua candidatura seja regularizada pelo TSE, ele assumirá a prefeitura. Se o recurso for negado, os votos do petista serão anulados, e uma nova eleição suplementar poderá ser convocada.
A instabilidade no cenário local tem gerado dúvidas entre os eleitores, que já foram às urnas em outubro de 2024 e agora participam de uma nova disputa para o mesmo cargo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Imortal da ABL ministra oficina sobre literatura e gramática na UEMS nesta quarta-feira (9)
Leia Mais
Mutirão de Saúde em Ladário realiza mais de 200 atendimentos e identifica casos de câncer
Leia Mais
MEC paga hoje parcela do Pé-de-Meia para estudantes nascidos em novembro e dezembro
Leia Mais
Energisa MS e Multi Energisa abrem vagas para PCDs e jovens aprendizes em Campo Grande
Municípios