POLÍTICA
Deputado Professor Rinaldo representa ALEMS no 6º Fórum do Terceiro Setor e solicita regulamentação de lei sobre aporte financeiro
Evento em Campo Grande destaca a importância do apoio financeiro às entidades sem fins lucrativos; deputado pede regulamentação para destinação de 1% de tributos.
07/11/2024
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Deputado Estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos) representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no 6º Fórum Estadual do Terceiro Setor, realizado em Campo Grande. Durante o evento, Rinaldo destacou a relevância do terceiro setor, que inclui organizações sem fins lucrativos e entidades de apoio, e solicitou apoio dos parlamentares para acelerar a regulamentação da lei que prevê a destinação de 1% da arrecadação de tributos sobre tabaco e álcool para o financiamento dessas instituições.
A Lei 4.751 de novembro de 2015, de autoria do Poder Executivo, estabelece a tributação sobre “operações internas ou de importação de bebidas alcoólicas, fumo, cigarros e derivados do fumo” e determina que 1% da arrecadação desses tributos seja destinado a um fundo especial. Este fundo visa firmar convênios com instituições que atuem na prevenção e recuperação de dependência de álcool e outras drogas, além de apoiar portadores de necessidades especiais e idosos em situação de longa permanência.
“Os recursos que financiam os trabalhos das ONGs e entidades são, em grande parte, oriundos de emendas parlamentares. Todos os anos nosso mandato seleciona as entidades para receberem recursos, mas ainda é insuficiente. A maior parte das emendas é direcionada para a saúde. Peço o aumento do valor das emendas e maior liberdade na destinação dos percentuais, enquanto a lei do 1% não for regulamentada pelo Governo do Estado”, afirmou o deputado Rinaldo.
Apoio financeiro em 2024
Para o próximo ano, o deputado já destinou R$ 500 mil em emendas parlamentares para o setor de assistência social. Esses recursos serão distribuídos entre diversas entidades que prestam serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo portadores de necessidades especiais e idosos. A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a melhoria do apoio e financiamento às instituições do terceiro setor.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Diplomação dos vereadores eleitos em Campo Grande será realizada em 18 de dezembro
Leia Mais
Deputado Rinaldo propõe Dia Estadual dos Legendários em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Eleitores que não votaram no 1º turno têm até quinta-feira para justificar ausência
Leia Mais
+Milionária desta quarta-feira pode pagar R$ 27 milhões
Municípios