POLÍTICA
Nelsinho percorre 59 municípios para reestruturar o PSD em MS
Senador acredita que poderá haver migração de lideranças tucanas ao seu partido
11/08/2024
11:15
O ESTADO
DANIELA LACERDA
©DIVULGAÇÃO
Com objetivo de reestruturar o PSD em Mato Grosso do Sul, após a saída do ex-prefeito Marquinhos Trad, por conta da sua contrariedade a aliança firmada com o PSDB, o presidente estadual da sigla e senador Nelsinho Trad, percorreu 59 municípios, em apenas duas semanas, ratificando a decisão de caminhar junto e apoiar os candidatos lançados.
“O nosso objetivo é estruturar essa parceria com o PSDB, o nosso caminho está claro nesse sentido, já está definido essa linha, e tanto é que o PSD foi o partido que mais vice-indicou para o PSDB. Estamos num processo muito forte de consolidação dessa aliança, e daqui para frente é esse o caminho que nós vamos seguir”, afirmou Nelsinho.
A saída de Marquinhos do partido causou uma fissura do PSD-MS, que, agora, Nelsinho pretende curar e cicatrizar, pensando no futuro político do PSD no Estado. “Partido tem divergência, daí o nome partido, que se não tivesse ia ser unido, não ia chamar partido, ia chamar unido. Você tem que saber administrar isso. Além dessa questão, tem a questão da afinidade familiar.
O exprefeito Marquinhos Trad e o ex-deputado Fábio Trad, não vão deixar de ser meus irmãos, para o resto da vida isso, está carimbado. Porém, politicamente, tomaram um rumo diferente. Ou não me acompanham no rumo que eu decidi que deveria ser tomado. E eu fiz isso por estar à frente, liderando e presidindo uma sigla partidária, que precisa ter alguém que presida e que lidere, e outros que são liderados e presididos. Quem não concordar com isso, tem todo o direito de sair e procurar o seu caminho. E isso foi o que aconteceu. O ex-prefeito Marquinhos Trad não concordou, saiu da sigla, procurou o caminho dele, contrário à orientação que eu dei para ele”, explicou.
Na avaliação de Nelsinho, a postura de Marquinhos de se lançar candidato agora, vai apenas gerar desconforto desnecessário na disputa em 2024. “Na minha avaliação, ele deveria percorrer o interior, nesse período, e não expor de novo uma candidatura, conflitando com vários companheiros que ele mesmo forjou numa disputa, vamos dizer assim, desigual, de criador e criaturas. Isso vai gerar um desconforto muito grande para ele e para aqueles que ele vai enfrentar, isso é desnecessário na minha avaliação, mas ele assim não entendeu e resolveu seguir o caminho dele”, ponderou.
Nelsinho citou também o outro irmão, que também, decidiu seguir outro caminho e dar um tempo na política. “O ex-deputado Fábio Trad foi para o escritório de advocacia, local onde ele tem uma competência reconhecida e constatada no campo jurídico, e está se aperfeiçoando cada vez mais na consolidação do escritório dele, deixando a política num plano inferior.”
Com os conflitos superados, Nelsinho afirmou que está seguindo o seu caminho dando continuidade a sua trajetória política, que está inserida dentro do desafio de comandar o PSD no Estado. “Estou seguindo o meu caminho, na certeza que estou no caminho certo, e desejando boa sorte para quem não me acompanhar”.
Futuro do PSDB
Sobre o encolhimento do PSDB no país, que pode se extinguir, num futuro próximo, Nelsinho enxerga a oportunidade de trazer os quadros que se destacam para o PSD, o que o motiva ainda mais, para deixar a sigla pronta para receber essas lideranças. “Nós temos duas lideranças que a gente escuta muito e que a gente acaba sendo liderados por eles dentro do PSDB, que é o atual governador Eduardo Riedel (PSDB) e o exgovernador Rinaldo Azambuja (PSDB). Passadas as eleições municipais, com certeza, como é do procedimento deles, eles vão chamar os partidos aliados e vão promover as alterações necessárias para o fortalecimento do time visando as eleições de 2026. Mas o PSD, através da nossa figura maior, que é Gilberto Kassab, já está com as portas abertas ao governador Riedel, ao exgovernador Reinaldo, tanto é que, o maior sinal que isso já está com o trieiro definido é a vinda do vice-governador Barbosinha (PSD), que foi uma articulação de cima, feita pelo próprio Kassab com o Reinaldo e o Riedel. Então, esse é um dos caminhos que pode fortalecer o PSD, no Estado”, finalizou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre Renata dos Anjos, empresária conhecida no comércio do Coophasul
Leia Mais
Lula deve voltar ao Assentamento Itamarati em MS pela terceira vez
Leia Mais
Nelsinho Trad visita distritos de Aquidauana e prestigia eventos da região pantaneira
Leia Mais
Éderson é chamado por Ancelotti e coloca MS de volta à Copa após 32 anos
Municípios