CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Autor da Lei que instituiu o “Outubro Rosa”, Carlão fala da importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama e demais cânceres femininos
04/10/2022
15:30
ASSECOM
vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB)
O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, é o autor da Lei 5.303 de 2014 que instituiu a Campanha “Outubro Rosa” - dedicada a ações preventivas à integridade da saúde da mulher na Capital. O parlamentar fez questão de lembrar que a prevenção é o melhor remédio na luta contra o câncer.
“Nesta primeira sessão ordinária do mês de outubro que destacar que sou autor da Lei que instituiu a campanha e sei o quanto é importante a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com orientação e a divulgação de regras básicas de cuidados à saúde. Na verdade, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento de qualquer doença, especialmente do câncer. Tive um câncer de próstata e fiquei completamente curado graças ao diagnóstico precoce. O mês de outubro é dedicado a esse alerta às mulheres, especificamente para o combate aos mais variados tipos de cânceres femininos”, ponderou Carlão.
O presidente da Câmara também ressaltou o papel de conscientização da Casa de Leis e de todos os vereadores.
“Nesta legislatura temos o orgulho do Projeto do vereador Dr. Victor Rocha desenvolve desde outubro de 2021 a Casa Rosa, espaço inaugurado na Maternidade Cândido Mariano que conta com cinco salas de atendimento, uma ultrassonografia e uma mamografia e equipe multiprofissional. Projeto que hoje é referência nacional e modelo de gestão para o SUS. Já atendeu cerca de 2,5 mil mulheres”, ponderou Carlão.
Outra ação adotada pela Casa de Leis é iluminar de Rosa o prédio em alusão a campanha e a realização de seminários e debates sobre o tema. Conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, as unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) de Campo Grande vão intensificar as ações de conscientização, prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo mais recorrente no mundo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios