Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Governo facilita a compra de terra para famílias de pequenos agricultores

09/03/2017

22:30

JE

Um programa que financia a aquisição de terras para pequenos agricultores está mudando a vida de milhares de famílias em várias regiões do país.

Arquivo
A secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) mantém um importante programa para atender pequenos agricultores sem terra ou com pouca terra interessados em financiar um imóvel rural. Além da terra, com o dinheiro os produtores podem construir a casa, preparar o solo, comprar implementos agrícolas e ter acompanhamento técnico para a produção 
das lavouras.

O programa, que disponibilizou em 2016 quase 50 milhões em contratos , segundo avalia a deputada federal, Tereza Cristina (PSB/MS) tem grande alcance social e pode mudar a vida de muitas famílias de pequenos produtores rurais do interior de Mato Grosso do Sul.

A Subsecretária de Reordenamento Agrário do Sead, Raquel Santoro, explica que dando acesso à terra própria, o programa permite que os agricultores trabalhem para o próprio desenvolvimento econômico e social .”Emprestamos os recursos para que o agricultor possa ter minimamente uma terra para produzir, ter o sustento e mais que isso, se tornar um empreendedor”.

Como aderir o PNCF

O Programa Nacional de Crédito Fundiário vai além de créditos. O programa também dá acesso a recursos para investimentos em infraestrutura básica, estruturação da unidade produtiva e projetos comunitários de convivência com a seca no semiárido e de recuperação ambiental. O PNCF. Possui condições diferenciadas de acordo com o valor do financiamento e o prazo de pagamento é de 35 anos, com 36 meses de carência. 

O agricultor interessado nas linhas de crédito do programa e que se enquadra nos critérios deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhaoras Rurais ou da Agricultura Familiar de seu município ou entrar em contato com a Unidade Técnica Estadual. 


Fonte: ASSECOM
Por: Flávia Rabelo

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: