Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Como funciona a garantia de um carro usado em Campo Grande?

29/05/2020

13:47

JE

Quando se trata de casos seminovos, você entende sobre os seus direitos referentes à garantia do automóvel?

©ILUSTRAÇÃO
Quando você toma a iniciativa e vai em busca de um carro usado, muitas dúvidas aparecem sobre os seus direitos e uma delas é “Um automóvel seminovo tem alguma garantia?”, sim, o seu seminovo tem garantia, porém não é tão longa quanto a de um carro novo recém vindo da fábrica. 

De quanto tempo é essa garantia? 

As lojas que vendem carros usados em Campo Grande MS dão uma garantia de 90 dias, contando a partir da data em que você fecha o contrato, mas essa garantia é apenas uma de alguns tipos existentes estipulados pela legislação: Ela é chamada de “Garantia Contratual”. 

Garantia contratual 

Esse formato de garantia é oferecida pelas lojas a partir de um contrato feito com o consumidor, que é entregue no momento em que o consumidor fecha contrato e faz a aquisição do produto. Ela proporciona ao consumidor um prazo de garantia para que caso seja encontrado algum defeito no produto ou ele venha a apresentar falhas no período dentro dessa garantia, o consumidor possa entrar em contato com a loja e tudo isso com o objetivo de evitar que o consumidor tenha algum tipo de prejuízo. 

Também há um outro tipo de garantia, que inclusive oferece uma maior segurança, que é a “Garantia Legal”. 

Garantia Legal 

Ela tem esse nome justamente pelo fato de que está prevista por lei! Ou seja, ela é obrigatória para qualquer tipo de serviço ou produto oferecido. 

Ela consta no CDC, artigo 26 do código de defesa da consumidor e tem um prazo de 90 dias para bens duráveis (Produtos que ao serem utilizados, não se é encontrado um fim, você não vai utilizar o produto e jogar ele fora, descrevendo de modo mais fácil de ser entendido, como uma casa, carro ou moto por exemplo) e 30 dias para bens não duráveis (São produtos que são usados por um curto período de tempo e logo são descartados, como por exemplo roupas e até mesmo alguns alimentos) contados a partir da data de fechamento do contrato. 

Ok, mas como contar esse prazo de 90 dias prevista pelo CDC, artigo 26 do código do consumidor? 

Ele começa a ser contado a partir do momento em que o defeito do produto começa a ser evidente. Essa garantia é totalmente independente da garantia contratual. (É válido ressaltar que essa garantia não é por tempo infinito, ou seja, se acontecer do produto vir a apresentar defeitos depois de 10 anos por exemplo, essa regra dos 90 dias após ser encontrado o defeito não é válida! O artigo 27 do CDC dá um prazo de 5 anos para essa garantia).

Vamos supor que você tenha encontrado na Tabela Fipe Carros um Chevrolet usado que lhe chamou a atenção e você quer comprá-lo certo! Então você foi até a loja e fechou negócio, fazendo a aquisição do carro no dia 26 de Janeiro de 2020, com a garantia contratual oferecida pela loja e na data de 02 de Março de 2020 o motor apresentou algum tipo de defeito. você pode solicitar a loja que eles verifiquem e conserte o defeito sem problemas, pois se passaram 36 dias e está dentro do prazo estipulado de 90 dias. 

Agora se o seu carro tivesse apresentado defeitos depois desse prazo você teria que arcar com as despesas do conserto do automóvel sozinho. 

Comprar um carro usado vale a pena? 

Muitas pessoas têm um certo preconceito quando se trata de carro usado e isso é um fato e sinceramente não há motivos para isso, não é porque o carro já foi usado, que obrigatoriamente ele tenha algum defeito ou já não serve mais! 

Se você também pensa assim ou têm receio de comprar por conta de que não sabe de sua procedência, não entende o suficiente para saber se ele está em bom estado ou algo do tipo, tenha calma, encontre um local de sua confiança, onde você tem a certeza de que os automóveis são de qualidade para poder comprar sem medo de acabar levando para casa uma lata velha no fim de sua vida útil. 

Quais marcas são as mais procuradas para esse tipo de aquisição? 

Há várias, mas aqui vamos mostrar os 4 mais buscados ok, então vamos a eles: 

1º - Em primeiro temos o Gol e o Fox da marca Volkswagen, que é um dos mais populares no segmento de usados; 

2º - Logo atrás vêm a o Fiat Uno e Polo da Fiat em que os consumidores criaram uma confiança muito grande em cima da marca; 

3º - Os tradicionais Corsa e Celta, são os mais procurados para quem procura por um Chevrolet em Campo Grande MS, quando se trata de preço baixo, inclusive se está a procura do seu primeiro carro estes são é uma ótima opção; 

4º - Ford Fiesta e Ford Ka da Ford são tão bons quanto o Corsa, tendo um bom espaço interno e o valor bem em conta. 

Todos são carros excelentes que valem muito a pena, então é só encontrar uma concessionária de sua confiança e ir correndo pegar a sua chave! 

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais! 

***

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: